sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Perséfone e Hades

Olá pessoal!

Transcrevo abaixo a história Perséfone e Hades. Trata-se de uma adaptação do reconto do livro "Mitos Gregos" de Eric Kimmel e de uma versão eletrônica que encontrei neste sítio:

http://mitosgregos2b.blogspot.com.br/2010/05/persefone-e-hades.html


Comentem o final da história. Como era o final imaginado por você?

O universo foi dividido em três partes desde o início dos tempos: a primeira parte (o céu e a terra), foi destinada a Zeus. A segunda parte (mares) foi destinada a Poseidon, e a terceira parte (mundo subterrâneo), foi destinada a Hades.


Algumas vezes, Hades gostava de sair das profundezas do inferno e ficar deitado em um vale, e certo dia, Afrodite e Eros que estavam passeando naquele lugar, começaram a conversar sobre o poder de Afrodite. Eros desafiou sua mãe ao dizer que o poder de Afrodite não funcionaria com Hades. Ela decidiu, então, provar o seu poder: acertou o deus com a flecha de Eros. 

No mesmo instante em que foi atingido, Hades sentiu algo estranho e se apaixonou pela primeira mulher que avistou. Essa mulher era Perséfone, filha de Deméter (deusa de todas as terras cultivadas). Completamente apaixonado, Hades sequestrou Perséfone e a levou para o mundo subterrâneo.  Ao notar que sua filha havia sumido, Deméter saiu a procurá-la, até descobrir que sua filha estava no mundo subterrâneo. 

Deméter pediu a ajuda de Zeus, mas ele disse que não podia ajudá-la. A mãe ameaçou Zeus, dizendo-lhe que devastaria a terra se não tivesse a filha de volta: - Não haverá mais chuvas, as colheitas secarão nos campos, não haverá mais vida na terra.

O rei dos deuses pediu que Hermes, seu mensageiro, acompanhasse Deméter ao submundo para tentar negociar com Hades. 

Hermes e Deméter chegaram ao mundo dos mortos e logo encontraram Perséfone. A menina estava feliz ao lado de Hades.

- Não permito que você fique. Devolva a coroa e venha comigo! - disse Deméter a sua filha.

- Perséfone é sua filha, mas agora também é minha esposa - disse Hades. 

Dividida pelo amor ao marido e à mãe, Perséfone chorou. Hermes resolveu interferir:

- Você trouxe Perséfone sem o consentimento da mãe. Pelas leis do mundo lá de cima, esse casamento não tem valor. Depois, voltou-se para Deméter, dizendo: - Pelas leis do mundo subterrâneo, nenhuma alma, morta ou viva, poderá deixar esse lugar depois de ter comido qualquer coisa, nem que seja um caroço de romã. Precisamos saber então se Perséfone comeu alguma coisa. 

- Comi seis caroços de romã - respondeu Perséfone, levantando a cabeça - ajude-me Hermes, eu amo minha mãe, mas também amo meu marido. 

- Tive uma ideia: fique seis meses do ano com seu marido, e seis meses com sua mãe. 

Quando Perséfone vem passar os seis meses com sua mãe, Meméter manifesta sua alegria e abençoa a terra. As colheitas amadurecem nos campos, as árvores se enchem de flores. 

Depois, é hora de Perséfone voltar para o lado do marido. Durante seis meses, Deméter se recolhe para chorar de saudade da filha, as folhas secam e não há chuva. 






43 comentários:

  1. O final q fizemos em sala de foi exatamente igual ao da história só q nem com tantos detalhes.
    MARIANA 6C

    ResponderExcluir
  2. Hermes o deus mensageiro ameaça chamar o deus Alfredo o"novo" deus da força e da guerra. Ades aceita e Deméter não mata o mundo, todo mundo vive feliz. (menos Ades)

    ResponderExcluir
  3. legal esse texto, gostei Gabriel C.6 ano C

    ResponderExcluir
  4. Acho que o final da história não surpreendeu muito.Hoje na aula de L.P Nosso grupo decidiu assim:
    Depois de uma longa discussão,Deméter resolve ir embora e deixar a filha com Hades.Quando o mensageiro e a mãe chegarão ao lugar onde Perséfone foi raptada,Deméter diz a Hermes:
    -Leve está flor a Hades e esta carta dentro do pacote!
    E assim foi o mensageiro para o submundo.
    Assim que Hermes chegou ao mundo dos mortos,entregou o pacote e caminhou para o mundo subterrâneo.Hades disse:
    -O que sera isso?Uma carta?
    HADES,ESTOU MANDANDO ESSA FLOR EM SINAL DE PAZ!!!
    DE:DEMÉTER
    PARA:HADES!
    Hades cheirou a flor e assim o poder da flecha acabou.Para resumir a história, Perséfone foi para o mundo subterrâneo com sua mãe,e Hades ficou com tanta raiva de tudo que acontecera na quela semana que todos que iam para o submundo nunca mais voltavam.
    Laura Perez 6A

    ResponderExcluir
  5. NOSSA!!!!!!! Gostei bastante dessa história!!!!! Gostei da parte em que a Perséfone é raptada pelo Hades e começa toda a confusão.No final eu tinha pensado em uma coisa bem parecida, mas agora eu já sei o que acontece. Thayná 6° C.

    ResponderExcluir
  6. O final é igual ao que eu tinha pensado,e achei bem legal a história!!!!!! Mariana 6°C

    ResponderExcluir
  7. Adorei o final...O nosso final foi : Demeter pediu a herodes que mandase buscar afrodite e falasse para desfaser o feitico e ai persefone iria ver que hades não amava ela de verdade e iria ficar com a mae. Adorei ahistoria muito boa ! Comesei a a me interesar por historias gregas !

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei e meu grupo fez quase igual mas o efeito da flecha passava e Hades fala para Perséfone voltar para sua mãe. Feito por Pedro Gomes
    OBS O penultimo paragrafo esta escrito Meméter enão Deméter kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. Eu adoro mitologia grega, e adorei esta historia!!! E o final quando fala q foi assim q surgiu primavera, inverno, verao... Foi uma das partes q mais gostei.

    Isabela Rabadan 6c

    ResponderExcluir
  10. Nossa ! A diferença do final verdadeiro e o final do final que eu pensava são muito diferentes , gostei como Hermes faz como Hades e Deméter fique com Perséfone na mesma quantidade de tempo .

    ASS : Gustavo 6C

    ResponderExcluir
  11. Nossa, eu não tinha pensado nessa possibilidade, boa ideia Hermes.
    POR Enzo 6B

    ResponderExcluir
  12. Adoro mitologia Grega, o final foi completamente diferente do final q meu grupo escreveu, acho boa essa ideia de Perséfone ficar 6 messes com a mãe e 6 meses com Hades. Mas se eu fosse a Perséfone eu iria preferir o final do meu grupo q era clonar ela. #Partiu clonar Perséfone. Daniela 6 ano C

    ResponderExcluir
  13. Achei uma boa ideia essa que Hérmes deu,mas é meio estranha!
    Raphael Z 6oC

    ResponderExcluir
  14. Nossa Prô!!!
    Eu nao sabia que esse final ficaria tao legal!!!
    Adorei!!!
    Carol B - 6B

    ResponderExcluir
  15. Achei o final muito legal. E parecido com o final que todos os grupos fizeram na atividade de língua portuguesa.
    Ana Carolina 6º B

    ResponderExcluir
  16. nao achei o final bom, porque como e que vai ser um final que satisfaça os dois lados, se no final quando a Persefone vai embora a mae dela começa a chorar?

    (Lucca 6ºB)

    ResponderExcluir
  17. esse final esta bem diferente do final que o meu grupo fez
    Gustavo 6 b

    ResponderExcluir
  18. Achei o final da história diferente , pois eu pensava que Deméter ia se matar .

    Tauany 6 anoA

    ResponderExcluir
  19. Nossa! Eu gostei muito da versão escrita no blog.
    Pena que a versão que meu grupo escreveu está diferente.
    Erika A. 6º ano C

    ResponderExcluir
  20. Eu achei a história legal até porque as histórias gregas são legais. João 6c

    ResponderExcluir
  21. Gostei mt dessa historia, e acho bem interessante !
    Isabela G¨6c

    ResponderExcluir
  22. totalmente diferente do meu

    Matheus Amaral 6 B

    ResponderExcluir
  23. Eu achei muito legal o final, e ficou um pouco diferente do que agente tinha colocado na sala...
    tinha alguns grupos que a historia ficava do lado de Hades e outras que ficava do lado de Perséfone.
    E esse final foi a favor dos dois!!!
    Luana Martins Morisco 6 ano B

    ResponderExcluir
  24. Muito legal essa história, eu achei ela muito interessante. Estou torcendo que coloquem mais histórias desse tipo no blog¹!¹!¹!¹!¹!¹!¹
    Matheus Rodrigues 6ºB

    ResponderExcluir
  25. Achei mt legal e o final foi bem diferente do q eu montei com meu grupo!
    Maria Paula 6b

    ResponderExcluir
  26. Nossa gostei da ideia de Perséfone ficar 6 meses com a mãe e 6 meses com Hadez...

    Duda, 6º A

    ResponderExcluir
  27. Não imaginava esse fim, o do meu grupo era clonar persefoni, mas o fim da historia verdadeira e mais justa.
    feito por: Marcio 6C

    ResponderExcluir
  28. Essa ficou quase igual a do meu grupo, mas a nossa ela ficava 1 mês com a mãe e 1 mês com o Hades, gostei muito da história ass:Nicolie 6c

    ResponderExcluir
  29. achei a historia bem interessante!

    luigi 6 ano B

    ResponderExcluir
  30. Adorei essa história!!!Eu adoro contos gregos,e quero ouvir mais!!!!

    Sofia Negri 6C

    ResponderExcluir
  31. Gosto muito dessa historia, pois trata-se de IGUALDADE, além de ter explicado a razão das estações.
    Juliana 6 C

    ResponderExcluir
  32. Acho que a expressão sementes de romã é muito poética, e gostaria de saber o que Perséfone faz(como Deméter é a deusa do tempo e Afrodite a deusa da beleza.

    ResponderExcluir
  33. NOSSAAAAA...Eu adorei a historia e resolvi ler duas vezes : )
    Sobre o final, eu nao esperava isso mas adorei essa!!!!!

    Isabelle Rodrigues Slepetys 6 ano B

    ResponderExcluir
  34. Eu não gostei muito do texto, porque na minha opinião, Zeus deveria interferir no conflito.

    Pedro Sofiati 6oA

    ResponderExcluir
  35. Gostei do final dessa historia, foi quase igual ao final que eu meus colegas fizemos, achei ótimo !!!!!!

    ResponderExcluir
  36. Que legal achei bem justo o contrato só que esperar seis messes pela filha deve ser meio triste. O fim não é parecido com o nosso mas esse é bem legal. Por Henrique Werneck Rosa

    ResponderExcluir
  37. O final imaginado por mim era muito diferente deste. Perséfone ficava metade do tempo com Hades e outra metade com sua mãe. Quando a menina foi ficar com Hades, ele não quis deixa-la voltar com sua mãe e começou uma guerra contra o mundo subterrâneo. A mãe de Perséfone morreu e ela ficou com Hades.
    Sophia Sooma Laurelli - 6º C

    ResponderExcluir
  38. O final q eu pensei era muito diferente. Hades n ia deixar de jeito nenhum Perséfone ir embora, emtão sua mãe iria fazer um sacrifício, ia se matar para ficar com a filha.

    Gabriela 6ano A

    ResponderExcluir
  39. O final q meu grupo planejou foi totalmente diferente. Decidimos clonar Perséfone, e aí uma ficava com Deméter e outra com Hades, diríamos q é um pacote completo, nenhum dos lados iriam ficar tristes. Mas, esse final foi muito bom tb.
    Lara Dantas 6ºC

    ResponderExcluir
  40. Demorei pra responder mas eu fui num site que o blog estava indicando e lá falava que Ades ficou com Perséfone e a mãe ficou lá sozinha sem ter oque fazer mas acho que tem outras versões para o final - Gabriel 6A

    ResponderExcluir
  41. Gostei muito do final da historia :
    Depois, é hora de Perséfone voltar para o lado do marido. Durante seis meses, Deméter se recolhe para chorar de saudade da filha, as folhas secam e não há chuva.
    Tauany 6A

    ResponderExcluir
  42. EU não esperava um final assim mas do mesmo jeito foi divertida

    Beatriz Herrero 6A

    ResponderExcluir
  43. eu achei legal
    joão pedro 6anoA

    ResponderExcluir

Este blog é mantido pelos alunos do sexto ano da Escola Projeto Vida, sob coordenação da área de Língua Portuguesa. A manutenção do blog e a divulgação dos textos dos alunos visa a promover o uso racional das tecnologias de informação, a ampliar o público leitor dos textos produzidos na escola, e a tematizar a importância da comunicação escrita e da revisão linguística na divulgação de textos escritos.